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ABACATE – tá na época!

04/03/2017
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O abacateiro é uma planta frutífera originária do continente americano e é considerado uma das frutas tropicais de maior valor nutricional, sendo cultivado na maioria das regiões tropicais e subtropicais. A sua época de produção entre nós vai de janeiro a maio. Por isto é preciso aproveitar!

Benefícios

Com exceção da banana, o abacate tem quatro (4) vezes mais valor nutritivo do que qualquer outra fruta. É a fruta que possui maior quantidade de proteína (1 a 3% de acordo com informações do Instituto Agronômico de Campinas – IAC) e é rico em vitaminas C e E, ácido fólico, e potássio. Contém também boa quantidade de ferro, magnésio e vitamina B6, além de beta-sistotinol (que pode ajudar a baixar o colesterol do sangue) e glutationa, um excelente antioxidante. Possui alta taxa de gordura (quantidade variável 5 a 35% de óleo polpa, na maioria ácidos graxos insaturados (60 a 84%, de acordo com informações do IAC), tornando-o muito rico em calorias. No entanto, a maior parte da gordura no abacate é a monoinsaturada, ou seja, a gordura saudável. Uma pesquisa realizada no México divulgou que 45 voluntários que comeram abacate diariamente durante uma semana apresentaram uma queda média de 17% na taxa de colesterol do sangue. É utilizado em casos de prisão de ventre, flatulências, perturbações digestivas, gota, reumatismo, afecções dos rins, da pele e do fígado. Atletas costumam usá-lo em substituição à outras fontes de gorduras menos saudáveis, como manteiga e maionese. Além disso, ajuda a destruir os radicais livres gerados pelo treinamento em excesso. O principal inconveniente ao consumo do abacate é o seu excesso de calorias, o que recomenda uma utilização com moderação (Ferro, 2002).

Utilização comercial

Além do seu valor na alimentação, o abacate tem sido aproveitado para várias outras aplicações: da polpa obtêm-se óleos comerciais; da semente produz-se uma tinta castanho-arroxeada; as flores odoríferas fazem do abacateiro uma planta melífera, e outras partes da planta, tais como folhas, caroços, casca dos frutos e casca do tronco, têm sido utilizadas pela medicina popular (Teixeira, 1991).

Como consumir
O abacate é consumido como alimento sob diversas formas tais como:
– purê
– saladas
– temperado com sal, pimenta, vinagre e outros condimentos
– vitaminas
– sobremesas
– puro (in natura)

Fonte: Núcleo de Estudo em Fruticultura no Cerrado

PASTA DE ABACATE

Ingredientes
1/2 abacate
1 dente de alho
1 colher (chá) de azeite
caldo de 1/2 limão
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto folhas de coentro (ou salsinha) para decorar

Modo de Preparo
1. Bata o dente de alho com uma pitada de sal no pilão. É ótimo para desestressar. Se preferir, pique bem fininho com uma faca, junte uma pitada de sal e continue picando, até formar uma pastinha.

2. Num prato, amasse a polpa de meio abacate com um garfo. (A outra metade guarde na geladeira com o caroço para não pretejar.) Junte a pasta de alho e o caldo de ½ limão.

3.Misture bem os ingredientes, verifique o sabor e tempere com mais sal, pimenta e um fio de azeite. Se quiser, junte umas folhas frescas de coentro ou de salsinha. Transfira para uma tigela e sirva a seguir com torradinhas de pão integral ou utilize para temperar saladas

Fonte: Panelinha